O que é a gamificação?
A gamificação é um fenómeno de utilização de elementos e técnicas de jogos em outros contextos, com o objetivo de motivar e envolver as pessoas em atividades mais interessantes, cativantes e apelativas, melhorando a experiência do usuário.
Uma das influências mais relevantes para a origem da gamificação foi a Teoria da Autodeterminação, desenvolvida pelos psicólogos Edward Deci e Richard Ryan na década de 1980. Segundo essa teoria, a motivação intrínseca é mais forte e poderosa do que a motivação extrínseca, e o indivíduo necessita de se sentir autónomo, competente e de ter uma diversidade de relações para manter a motivação.
Estes elementos sustentam a gamificação, que procura fornecer experiências motivadoras e envolventes.
Gamificação e Marketing
A gamificação permite a participação dos consumidores e clientes em campanhas de marketing, incentivando o seu envolvimento com a marca e a participação nas atividades proposta por ela. No marketing, são valorizados recursos como programas de fidelidade, jogos promocionais, desafios, realidade aumentada e concursos.
Programas de Fidelidade
Os clientes acumulam pontos ou recebem recompensas pelas suas compras, fomentando a repetição de compras e, consequentemente, a fidelização.
Jogos Promocionais
A participação num jogo relacionado com o produto/serviço oferecido pela empresa permite que o cliente obtenha prémios.
Desafios
Existe um incentivo para a realização de tarefas em troca de recompensas ou prémios.
Realidade Aumentada
Permite que os clientes interajam com a marca e os respetivos produtos/serviços através do telemóvel, obtendo uma experiência mais imersiva e envolvente.
Concursos
Os clientes criam conteúdo relacionado com a marca e os melhores são premiados. A gamificação permite fortalecer a relação entre a empresa e os seus clientes de forma divertida e acessível.
Gamificação e Cultura Organizacional
No contexto empresarial, a gamificação tem-se mostrado uma ferramenta valiosa na motivação dos funcionários. A utilização de elementos como desafios, recompensas, competição e feedback imediato potencia a criação de experiências mais envolventes e divertidas, motivando os funcionários e, consequentemente, aumentando a sua produtividade.
Gamificação e a 4por4
A 4por4 é uma agência criativa que também desenvolve websites que permitem a gamificação.
A título de exemplo temos o website desenvolvido para a Câmara de Alijó, nomeadamente a criação, desenvolvimento, programação e implementação de microsite (GAMMING) para promover a temática da reciclagem e acesso a jogos/quizzes e respetivos prémios.
Foi deste modo desenvolvido um microsite atrativo e inovador, assente em três pilares principais: comunicação sobre a reciclagem, promoção e divulgação de conteúdos sobre esta temática e captação de maior número de interações através da ativação de quizzes/jogos semanais interativos e que originarão ofertas de prémios / giveaways.
Para a 4por4, melhor do que alcançar é superar e surpreender. Vamos trabalhar juntos?
Outras notícias e artigos de opinião que lhe podem interessar....
We and selected partners and related companies, use cookies and similar technologies as specified in our Cookies Policy. You agree to consent to the use of these technologies by clicking Accept, or by continuing to browse this website. You can learn more about how we use cookies and set cookie preferences in Settings.
+351 229 383 103 (chamada para rede fixa nacional)
info@4po4.pt
Av. Dom Afonso Henriques, 1196 - Esc. 203, 4450-012 Matosinhos